![]() Gostar de Aprender
Temos métodos de ensino, modos de aprender, didáticas pessoais, abordagens próprias e métodos de avaliar; trabalhamos com tentativas de ensinar, com erros e acertos.
Usamos métodos porque precisamos padronizar o trabalho de ensinar. desse modo, conseguimos alcançar quase todos os alunos, porém, há sempre aqueles que precisam de uma outra abordagem.
Usamos métodos de ensinar, depois usamos métodos de avaliar a aprendizagem, depois analisamos as avaliações para aplicar outros métodos de ensinar às questões nas quais os alunos não atingiram o desempenho necessário.
Entre métodos de ensino e métodos de avaliações, descobrimos que os alunos que vêm de um ambiente em que há estímulo à aprendizagem, naturalmente, eles são curiosos, estimulados e gostam de aprender e, provavelmente, trazem consigo o conhecimento prévio que favorece o processo ativo na aprendizagem e a mediação do professor.
Para o aluno, mais eficaz que o método de ensino e a forma de avaliar, é o contexto em que ele está inserido, é ambiente propício e o estímulo constante que despertar, naturalmente, a autonomia, a iniciativa, o gosto pelo conhecimento e a compreensão de o quanto é importante aprender.
J.Nunes JOSE NUNES PEREIRA
Enviado por JOSE NUNES PEREIRA em 29/07/2025
Alterado em 30/07/2025 Comentários
|